Sobre a JAC

O que é a JAC?

A Jornada de de Análise de Comportamento de Salvador é um evento organizado por Analistas do Comportamento com o intuito de difundir cada vez mais a filosofia do Behaviorismo Radical e a sua aplicação (Análise do Comportamento) entre os alunos e profissionais de Psicologia de Salvador e demais cidades da Bahia.

 

Qual o foco da JAC?

O principal foco do evento é discutir as produções recentes do Behaviorismo Radical e da Análise do Comportamento. O evento contará com a participação de profissionais reconhecidos no âmbito local e nacional, que atuam em diferentes áreas da Psicologia tendo como base a filosofia do Behaviorismo Radical e análise experimental e/ou aplicada do comportamento.

E quando ocorrerá a JAC?

A JAC Salvador ocorrerá nos dias 9, 10 e 11 de Novembro. Em breve, as inscrições serão abertas para a XIII edição do evento!

Quem Somos

Qual o objetivo da JAC?

A Jornada de Análise de Comportamento de Salvador é um evento organizado pelo Instituto Transformação com o intuito de difundir cada vez mais a filosofia do Behaviorismo Radical e a sua aplicação (Análise do Comportamento) entre os alunos e profissionais de Psicologia de Salvador e demais cidades da Bahia.

Quando iniciou a JAC?

A primeira edição da JAC foi realizada em 2004, sendo reconhecida pela Associação Brasileira de Medicina e Psicologia Comportamental como a 2ª JAC mais antiga do Brasil. A comissão organizadora desde o princípio teve como principais objetivos: uma aproximação da teoria comportamental para os participantes que estavam tendo com ela seus primeiros contatos, bem como trazer novidades para aqueles que já a “acompanhavam” há algum tempo. Seguindo o caminho de Skinner (1969, p.vii):

“Não considere nenhuma prática como imutável. Mude e esteja pronto a mudar novamente. Não aceite verdade eterna. Experimente.”

Skinner (1969, p.vii)
Quem organiza a JAC?
  • Amanda Dórea
  • Gisele Ferreira
  • Janaína Nascimento Texeira
  • João Marcos de Oliveira
  • Luciana Maria Assis Silva
  • Nerilza Sena

 

Programação

Submissão de Trabalhos

Normas de Inscrições de Trabalhos

Você deve enviar para o e-mail contato@institutotransformacao.com.br a:

Sobre Propostas Incompletas

A Comissão Organizadora da JAC rejeitará propostas incompletas. 

Cada proposta deve ser submetida em sua forma final. Mudanças de título, autores-apresentadores, afiliações ou outras informações não serão aceitas depois da inscrição. Certifique-se da disponibilidade do autor-apresentador antes de fazer a inscrição. Todos os apresentadores de trabalhos precisam estar inscritos no evento. 

Favor rever as propostas antes de inscrevê-las, a fim de verificar que todas as informações (nomes, títulos, e questões quanto à ortografia, gramática, pontuação etc.) estejam corretas e que seja incluído um endereço de e-mail correto para cada autor.

Os nomes serão impressos no Folder do evento e nos Certificados da maneira como forem inscritos.

As apresentações não devem ser utilizadas para divulgar organizações, companhias, produtos, serviços ou oportunidades de emprego. Somente serão aceitas as propostas feitas através do e-mail contato@institutotransformacao.com.br e que chegarem até o dia 16/09/2017.

Limite do Número de Autores e Afiliações

O número máximo de autores, por trabalho, é seis. Autores adicionais não serão listados no programa.

Cada autor poderá listar apenas três afiliações. Afiliações adicionais serão ignoradas.

É de essencial importância sua atenção em relação a estes limites. Favor verificar as afiliações de todos os apresentadores e autores antes de submeter sua proposta.

Certificado

Cada trabalho terá direito a UM certificado. Em caso de mais de um autor, os mesmos devem providenciar o xérox do certificado. Os nomes do Certificado serão retirados da proposta de submissão do trabalho. A comissão organizadora não irá refazer nenhum certificado.

Comunicamos ainda que os painéis serão apresentados no dia 10 de novembro das 17h às 18h e o certificado será entregue ao apresentador do trabalho por um membro da Comissão Organizadora. Se o apresentador do painel não estiver no local na hora da apresentação não terá direito ao certificado.

Comunicações Orais
  • As apresentações terão duração de 15 minutos.
  • Cada sessão terá duração de 60 min.
  • Serão apresentadas três comunicações por sessão.
  • A Comissão Científica se reserva o direito de designar quaisquer dos autores envolvidos nas apresentações orais como presidente da sessão. Ao apresentar uma proposta de comunicação oral, você estará concordando com a possibilidade de presidir a sessão da qual participará.
  • As funções do presidente da sessão serão: dar início às atividades, controlar rigorosamente o tempo de apresentação de cada expositor, encaminhar questões do público para os respectivos autores e encerrar a sessão.
  • Qualquer proposta de apresentação oral pode ser convertida em painel, caso não seja possível inseri-la numa sessão.
Apresentação de Painéis
  • Os painéis deverão ocupar um espaço máximo de 90 cm x 120 cm.
  • Os painéis deverão ser apresentados na sexta-feira (dia 10/11).
  • Os painéis selecionados deverão ser afixados às 8hs e retirados às 18hs do mesmo dia ou serão destruídos. O apresentador deverá se responsabilizar pela fita crepe.
Análise de Propostas

A Comissão Organizadora estabeleceu uma comissão científica que será responsável pela análise dos trabalhos. A Comissão Científica fará a avaliação das propostas quanto a sua relevância para a abordagem comportamental, qualidade do conteúdo e clareza.

Você será notificado a respeito da aceitação do seu trabalho pela comissão organizadora, por e-mail, entre os dias 9 e 13 de outubro. 

Comissão Científica

Profa. Dra. Ariene Coelho

Profa. Dra. Ana Lucia Ulian

Dúvidas

Em caso de dúvida, favor contatar: contato@institutotransformacao.com.br

Inscrições

Investimento

 

Estudante Até dia 30/09/2017 Até dia 28/10/2017 A partir de 29/10
Apenas evento R$90,00 R$110,00 R$130,00
Evento + 1 minicurso R$120,00 R$140,00 R$160,00
Evento + 2 minicursos R$140,00 R$160,00 R$180,00

 

Profissional  Até dia 30/09/2017 Até dia 28/10/2017 A partir de 29/10
Apenas evento R$110,00 R$130,00 R$150,00
Evento + 1 minicurso R$140,00 R$160,00 R$180,00
Evento + 2 minicursos R$160,00 R$180,00 R$210,00
Como se Inscrever

Para efetuar sua inscrição, primeiramente, você deverá preencher o formulário por este link. Após o preenchimento, você receberá um e-mail de contato@institutotransformacao.com.br informando os dados bancários para a realização do depósito. Caso não receba esse e-mail em até 48 horas, entre em contato conosco informando. Lembre-se que sua inscrição só estará confirmada após a realização do pagamento. O preenchimento deste formulário não reserva sua vaga.

Formulário On-line! 

Edital de Monitoria da XIII Jornada de Análise do Comportamento de Salvador

Dispõe sobre a oferta de vagas para monitoria da XIII Jornada de Análise do Comportamento de Salvador (JAC Salvador).

CONSIDERANDO a realização desta monitoria como uma oportunidade dos estudantes de graduação em psicologia conhecerem e vivenciarem a dinâmica de um evento científico da área da psicologia (análise do comportamento); CONSIDERANDO que o envolvimento dos acadêmicos junto das atividades administrativas possibilita enriquecer o conhecimento e desencadear o desenvolvimento de competências; CONSIDERANDO que esta monitoria objetiva capacitar os acadêmicos para organização de congresso e orientar os acadêmicos quanto à relevância para a participação em atividades complementares, pesquisa, extensão e estágio, a diretoria do Instituto Transformação, no uso das suas atribuições, torna público os critérios de inscrição e seleção de monitores especificados abaixo.

Art. 1º DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O processo seletivo a que se dispõe esse edital visa selecionar acadêmicos de cursos de graduação em psicologia, vinculados a instituições de ensino superior públicas e privadas, para atuarem como monitores da XIII Jornada de Análise do Comportamento de Salvador (JAC Salvador).

1.2 A monitoria terá início em julho de 2017.

1.3 Serão disponibilizadas 35 vagas para monitoria do evento. Sendo: 25 (vinte e cinco) para acadêmicos de instituições de Salvador e Região Metropolitana; 05 (cinco) para acadêmicos de instituições dos demais municípios da Bahia; e 05 (cinco) para acadêmicos de instituições de outros estados.

1.4 Para ser monitor é obrigatório que o acadêmico tenha disponibilidade TOTAL no período de a 8 a 11 de novembro de 2017.

1.5 O acadêmico selecionado para monitoria terá garantia de inscrição no evento como participante e certificado de monitor de acordo com as horas trabalhadas, porém não receberá remuneração financeira.

1.6 A ausência do acadêmico, bem como a apresentação de comportamento antiético, mediante avaliação da comissão organizadora do evento, acarretará automaticamente em seu desligamento, sendo sua vaga imediatamente ocupada por outro acadêmico classificado na seleção.

Art. 2º DA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES

2.1 Todas as atividades serão supervisionadas pela comissão organizadora do evento.

2.2 As atividades a serem realizadas antes do evento serão: divulgação, montagem de stand na própria faculdade, seleção de material sobre os temas da programação para postagens nas redes sociais do evento, organização do local e material dos participantes, participação de reuniões, dentre outras atribuições a critério da comissão organizadora.

2.3 As atividades a serem realizadas durante o evento serão: credenciamento (distribuição de material para os participantes), entrega de certificados, auxílio na organização do coffee break, orientação sobre a localização das salas, controle de entrada dos auditórios, recepção e auxílio ao palestrante durante as apresentações, regulação do tempo da apresentação, verificação dos equipamentos (microfone, computador, datashow e ar-condicionado), responder (sempre que possível) às dúvidas dos participantes ou encaminhá-los para os locais adequados onde suas demandas relativas ao evento possam ser solucionadas, dentre outras atribuições a critério da comissão organizadora.

Art. 3º DAS ATRIBUIÇÕES DOS MONITORES

3.1 Caberá aos monitores:

  • participar do treinamento no dia 8 de novembro de 2017;
  • participar de, no mínimo, 75% das reuniões convocadas pela comissão organizadora;
  • estar presente em TODOS os turnos de realização do evento;
  • desenvolver as atividades que lhe forem atribuídas antes e durante o evento.

3.2 Será ofertado aos monitores:

  • isenção na inscrição do evento;
  • certificado pelas horas de monitoria realizada (serão inclusas na carga horária, as reuniões, tempo investido em divulgação, incluindo montagem de stand na própria faculdade, e outras atividades realizadas antes do período do evento);
  • participar do sorteio, exclusivo aos monitores, de 1 (um) livro na área da análise do comportamento;
  • dois turnos de folga dentro do evento a ser definido pela comissão organizadora.

Art. 4º DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

4.1 Ser estudante devidamente matriculado dos cursos de graduação em Psicologia com interesse em aperfeiçoar os conhecimentos na abordagem da Análise do Comportamento.

4.2 Estar presente em TODOS os turnos de realização do evento: XIII Jornada de Análise do Comportamento de Salvador (JAC Salvador), que acontecerá entre os dias 9 e 11 de novembro de 2017.

4.3 Estar disponível para estar em Salvador um dia antes do evento para realização de treinamento de monitores.

4.4 Estar disponível para realização de reuniões e atividades preparatórias do evento.

4.5 Ter habilidades para o manuseio de recursos audiovisuais (microfone, computador e datashow).

4.6 Possuir habilidades para falar em público com clareza e objetividade. Possuir habilidades sociais, criatividade e flexibilidade.

4.7 Será considerado como critério de desempate:

  • ter participado de edições anteriores dos eventos do Instituto Transformação, tanto JAC, JAAC ou cursos de extensão;
  • ter participado de comissões organizadoras ou monitoria de outros eventos.

Art. 5º DAS INSCRIÇÕES

5.1 Será admitida inscrição somente via internet, no endereço eletrônico: https://goo.gl/forms/2dARHbYKBI0PeFdA2, no período de 18 de maio de 2017 a 9 de junho de 2017.

5.2 A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

5.3 Documentação necessária:

  • Preencher o formulário online, disponível no endereço eletrônico: https://goo.gl/forms/2dARHbYKBI0PeFdA2
  • Enviar e-mail para contato@institutotransformacao.com.br contendo os seguintes arquivos:
    • Currículo (Lattes ou Vitae) (obrigatório);
    • Comprovante de matrícula atualizado ou outro documento oficial da Instituição de Ensino Superior em que frequenta curso de graduação em Psicologia, contendo o semestre que está cursando (obrigatório);
    • Certificado de participação em monitoria (comissão de apoio) ou comissão organizadora de eventos (opcional).
    • Comprovante de PROUNI ou FIES (opcional).

5.4 A ausência de quaisquer documentos obrigatórios implicará no indeferimento da inscrição.

Art. 6º DO PROCESSO SELETIVO

6.1 A seleção consistirá em duas etapas: análise de documentação/homologação e entrevista.

6.2 A análise de documentação/homologação será feita através da conferência do preenchimento completo de todo o formulário, além da conferência da entrega completa de toda a documentação exigida para inscrição. A ausência de quaisquer documentos obrigatórios ou do preenchimento incompleto do formulário implicará no indeferimento da inscrição.

6.3 A entrevista será feita com base nos seguintes critérios:

  • Interesse em análise do comportamento;
  • Disponibilidade de horário;
  • Conhecimento em recursos audiovisuais;
  • Predisposição para trabalho em equipe;
  • Habilidade para falar em público com clareza e objetividade;
  • Habilidades sociais; e
  • Criatividade.

6.4 O resultado da análise de documentação/homologação será divulgado no dia 9 de Junho.

6.5 As entrevistas ocorrerão entre os dias 12 de junho de 2017 e 1 de Julho.

6.6 Serão convocados para a entrevista apenas os 70 primeiros inscritos homologados. Os demais candidatos homologados continuarão em nossa classificação para posteriores demandas, caso seja necessário.

6.7 Os candidatos de Salvador e Região Metropolitana farão entrevistas presenciais, enquanto os candidatos do interior da Bahia e outros estados farão entrevistas por Skype.

6.8 Será utilizado como critério de desempate:

  • Disponibilidade de horário;
  • Alunos bolsistas de PROUNI ou FIES; e
  • Experiência em monitoria ou organização de outros eventos.

6.9 O resultado final será divulgado no dia 8 de julho de 2017.

Art. 7º CONSIDERAÇÕES FINAIS

7.1 O não comparecimento do candidato convocado para a entrevista ou a não aceitação da vaga acarretará no cancelamento da sua classificação e, em consequência, será chamado o próximo candidato classificado.

7.2 A comissão organizadora poderá verificar a veracidade de qualquer informação prestada pelo candidato. A falsidade de qualquer informação implicará na desclassificação do candidato.

7.3 Não será atribuída qualquer remuneração, bolsa ou ressarcimento aos monitores. O evento não se responsabiliza por despesas relativas à participação dos candidatos no evento, sejam elas, antes ou durante o evento.

7.4 O não cumprimento por parte do monitor das regras e normas estabelecidas pela comissão organizadora resultará na eliminação do monitor de suas funções no evento.

7.5 Não será possível que o monitor escolha a tarefa específica a desempenhar ou escolha quais palestras deverá apoiar. A escolha de folga será definida posteriormente e será apresentada para todo o grupo de monitores.

7.6 Os casos omissos nesse edital serão avaliados pela comissão organizadora do evento.

Dicas

Qual ônibus devo pegar?

Itinerário dos ônibus:

http://www.transalvador.salvador.ba.gov.br/transporte/categorias/onibus/linhas.php

Neste site, as pessoas devem escolher o nome da linha de ônibus e verificar se os mesmos passam na Rua Silveira Martins, próximo ao Hospital Roberto Santos (Alguns exemplos que passam por lá: Lapa – Saboeiro, Engomadeira – Lapa, Fazenda Grande do Retiro – Pernambués, Narandiba – Barra 1).

Como chamar um táxi?

Segue lista de alguns telefones de empresa de táxi:

 

Elitte Rádio Táxi – (71) 3460-4040

Ligue Táxi – (71)3277-7777/ 3257-7777

Use Táxi – (71)3386-7777

Rádio Táxi – (71) 3241-2266

Coometas – (71) 3244-4500

 

No link abaixo, você pode ver uma estimativa do valor aproximado da tarifa de táxi:

http://www.tarifadetaxi.com/salvador

 

Palestrantes Confirmados

 

 

 

 

 

Palestrantes

Horas

Vagas

Veja a Programação

Em Breve

Inscrição

 

Para efetuar sua inscrição, primeiramente, você deverá preencher o formulário por este link. Após o preenchimento, você receberá um e-mail de contato@institutotransformacao.com.br informando os dados bancários para a realização do depósito. Caso não receba esse e-mail em até 48 horas, entre em contato conosco informando. Lembre-se que sua inscrição só estará confirmada após a realização do pagamento. O preenchimento deste formulário não reserva sua vaga.

Formulário On-line! 

Local do Evento

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula, Salvador – BA

Maiores Informações

contato@institutotransformacao.com.br
Cel (WhatsApp): (71) 99947-9393